Ficou estabelecido pela Agerba que, durante o período da ação de recuperação, os serviços hidroviários operarão em regime de grade horária reduzida, tanto no Terminal Marítimo de Vera Cruz, quanto no Terminal Náutico da Bahia (TTNB), em Salvador, mas assegura a manutenção de viagens.
As travessias, que eram realizadas a cada 30 minutos, passarão a ser feitas de hora em hora.
De acordo com a agência, a manutenção do Terminal Marítimo de Vera Cruz é de responsabilidade da empresa Socicam e a "concessionária deixou de adotar as medidas de manutenção necessárias, o que resultou na atual situação de comprometimento estrutural".
Após reunião entre a Agerba e a empresa, foi registrada a data de início dos serviços de recuperação para o dia 5 de setembro deste ano.
A Agerba informou que seguirá monitorando a situação em articulação com os órgãos competentes, com vistas à adoção das medidas corretivas necessárias e à normalização gradativa das operações.
O prefeito de Vera Cruz, Igor Pinho, repudiou a decisão da Agerba e disse, por meio de nota, que a medida também impacta diretamente trabalhadores que dependem do modal, além de prejudicar diretamente a população que utiliza o transporte diariamente.