A Nestlé demitiu o CEO Laurent Freixe após apenas um ano de gestão devido a um suposto relacionamento amoroso não divulgado. Phillipp Navratil foi nomeado como substituto.
De acordo com a Bloomberg, via Infomoney, uma investigação revelou que Freixe mantinha um relacionamento não divulgado com uma subordinada direta, segundo comunicado do grupo suíço divulgado nesta segunda-feira (1º). A apuração do “caso” foi conduzida por Paul Bulcke, presidente, e por Pablo Isla, diretor independente, com o apoio de consultores externos independentes.
Às 16h18 (horário de Brasília) as ações da Nestlé, na bolsa Suíça de Zurique, avançavam 0,13%.“Essa foi uma decisão necessária”, afirmou Bulcke, conforme o comunicado. “Os valores e a governança da Nestlé são fundamentos sólidos da nossa empresa. Agradeço a Laurent pelos anos de serviço.”
Mudança abrupta aumenta a turbulência na liderança da Nestlé. Freixe assumiu após a saída inesperada de Mark Schneider, que foi afastado devido ao desempenho lento durante seus quase oito anos no cargo.
Já Navratil, veterano da empresa com mais de 20 anos, ingressou no conselho executivo no início deste ano e vinha atuando como CEO da Nespresso, divisão da Nestlé.
Anteriormente, o executivo foi vice-presidente sênior e chefe da Unidade Estratégica de Negócios de Café, onde era responsável pela estratégia global da marca Nescafé e pela parceria de licenciamento com a Starbucks.
“Eu abraço plenamente a direção estratégica da empresa, assim como o plano de ação em vigor para impulsionar o desempenho da Nestlé”, disse ele, segundo o comunicado de segunda-feira.